Reforma tributária de Guedes pode acabar com financiamento de USP Unesp e Unicamp - Rádio TRANSRIO

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Reforma tributária de Guedes pode acabar com financiamento de USP Unesp e Unicamp

Compartilhe
Proposta extingue ICMS, imposto responsável por quase 90% das verbas das universidades públicas de SP

A reforma tributária do ministro da Economia de Bolsonaro, Paulo Guedes, pode comprometer o funcionamento de universidades públicas. A proposta tramita no Congresso e acaba com o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), que hoje mantém o financiamento quase total da USP, Unesp e Unicamp. A informação é da Folha de S.Paulo.

Hoje, as três instituições têm autonomia financeira por meio do repasse de 9,57% da cota estadual do ICMS. Sendo assim, mais de 90% do orçamento dessas universidades vem do imposto.

Mas, a reforma tributária em debate no Congresso extingue o ICMS e uma série de outros tributos. Segundo a reportagem, reitores da USP, Unesp e Unicamp já externaram o receio sobre a proposta à secretários do governo João Doria (PSDB).

“É um risco que pode trazer consequências nefastas em um curto espaço de tempo”, disse o reitor da USP, Vahan Agopyan, em entrevista à Folha de S.Paulo.

O texto em debate busca unificar cinco tributos (PIS, Cofins, IPI, ICMS e ISS) em um único Imposto sobre Bens e Serviços (IBS). A versão foi apoiada pelo pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM).

Já Paulo Guedes argumentou que a medida irá beneficiar a relação entre Bolsonaro e os governos estaduais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários é de inteira responsabilidade do autor do próprio comentário.

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Páginas